sexta-feira, 20 de julho de 2012

HORTAS

Horta simples

Se você engrossa o time das pessoas que querem ter uma horta em casa, a boa notícia é que não há mais motivos para adiar esse desejo. Plantar ervas é fácil, rápido e compensador. Aumentei o número de vasos em casa e, dessa vez, fiz questão de fotografar o passo a passo para mostrar aqui no Cheiro de Mato. A primeira etapa é forrar o fundo com argila expandida. Depois coloque manta de poliéster (como ensinei no post passado). Para tirar as ervas dos vasinhos plásticos, basta segurar firme nas hastes e puxar. Acrescente terra nas laterais, pressione um pouquinho a muda dentro do vaso e finalize com mais terra. Depois é só regar, regar e regar. Ervas adoram água e sol. O que acham deste programinha para o fim de semana?

Jardineiras de parede


Me lembrei desta foto por uma coincidência. Uma amiga pediu uma solução para hortas em paredes e, na hora, me veio esta ideia dada pela designer de interiores Cristiane Oliveira (Tel. 11 2061-5936, São Paulo, SP). Em sua casa, Cristiane usou uma grade de janela para prender os vasos-latões com várias ervas e temperos. De quebra, ainda desenhou um banco de peroba-rosa em “L” para acolher os convidados nos dias em que resolve se aventurar na cozinha gourmet.

Horta fácil

Se você tem dificuldade em diferenciar os temperos de sua horta, aqui vai a dica. Estes vasos de cerâmica com os nomes dos temperos escritos à mão entram na minha lista de coisas simples de fazer, que tornam o cantinho verde um luxo. A foto foi tirada do site Martha Stewart.

Letras verdes


Mais uma ideia trazida de Milão. Em meu passeio pela Zona Tortona, encontrei um lugar de terapias alternativas que tinha, em vez de letreiros comuns, letras com alfaces. Isso mesmo! Não sei o quanto esta ideia é viável para quem tem a intenção de consumir as folhas, mas dá para pensar em usar flores.
No portão do mesmo local, ainda encontrei este avental com plantinhas nos bolsos. Sugestão para fugir dos vasos. Bom finde para vcs, até segunda!

Vasos de concreto

Vasos
Sugestão para quem não quer gastar muito com vasos. Este trio, que tirei da revista Garden Design, é de concreto. Detalhe: as peças foram moldadas no local, em fôrmas já neste formato. Como os vasos estão sobre a terra, nem precisaram de fundo. Gosto desta sugestão para hortas, porque você não precisa de muito investimento para ter o seu cantinho orgânico.

Horta na calha

www.apartmenttherapy.comcalha
Mais uma dica para quem não tem espaço de sobra, mas curte a ideia de colher as suas próprias hortaliças. Estas calhas são perfeitas para acomodar as mudas de alfaces, rúculas, cebolinhas, entre outras espécies. Como as raízes não necessitam de muita profundidade, o segredo para mantê-las bonitas são as regas diárias e o sol abundante. Fonte: Aparment Therapy

Morangos de forração

Morango de forração
Esta é uma daquelas sugestões incríveis. Quem me mandou esta foto, há algum tempo, foi a Simone Quintas (que dispensa apresentações). Ela acaba de voltar de férias e promete várias novidades no seu blog, o Lá em Casa. Não há segredo no cultivo desta infrutescência. Assim como as frutíferas, o morango pode ser adubado com NPK 4 14 8 para acerelar o desenvolvimento das infrutescências. Quando acabam os moranguinhos, o melhor é agir como com as forrações de flores, troque tudo. Se você não tem muito tempo para se dedicar a este tipo de tarefa, prefira forrações de folhagens ou pedriscos. Caso contrário, aproveite a sua safra e faça uma deliciosa salada de fruta ou um morango com chantilly. Que tal?

PLAMTAS DE TODOS OS TIPOS

As plantas, também chamadas de vegetais, são seres vivos, já que nascem, crescem e morrem. Além disso, possuem capacidade de reprodução, ou seja: de dar origem a novas plantas.

Vegetais podem ser encontrados no solo (terrestres), na água (aquáticos), ou presos nos galhos de outras plantas ou em cercas (aéreos). Quanto ao tipo de clima, podem ser encontrados desde em desertos até em regiões do planeta ricas em gelo.


Esses seres vivos apresentam muitas variações. Podemos encontrar plantas pequenas e outras gigantescas, como algumas árvores da Amazônia. Além disso, há espécies que vivem muito pouco tempo; e outras, centenas de anos.

Algumas plantas nascem naturalmente, pois suas sementes são levadas para outros lugares pelo vento, pela água das chuvas, ou mesmo junto com alguns animais. Outras plantas nascem porque o ser humano planta, seja em jardins, hortas ou em grandes áreas. Nesses casos, falamos que elas são cultivadas.

Algumas partes das plantas são:


Folhas: responsáveis pela transpiração, respiração e alimentação das plantas.

Flores: responsáveis pela formação do fruto e da semente.

Frutos:
responsáveis pela proteção da semente.


Sementes:
responsáveis pelo nascimento de novas plantas.

Caule: responsável pela sustentação da planta e por levar água e sais minerais da raiz para as outras partes dela.

Raiz: responsável pela retirada de água e sais minerais do solo para a planta, e pela sustentação dela.

* Mas vale lembrar que nem todas as plantas possuem todas essas estruturas.

Plantas inteiras, ou somente partes delas, são usadas na alimentação. Veja alguns exemplos:


- Folhas: alface, agrião e espinafre.
- Flores: couve-flor, alcachofra e brócolis.
- Frutos: goiaba, azeitona e abacate.
- Sementes: arroz, milho e feijão.
- Caule: batata-inglesa, cebola e cana-de-açúcar.
- Raiz: mandioca, beterraba e cenoura.

Partes de plantas também são usadas por nós para outras coisas, como construção de objetos com a madeira (retirada do tronco das árvores) e a fabricação de papel e de remédios. Além disso, plantas inteiras ou suas flores são usadas para embelezar jardins, canteiros e praças.


As plantas são capazes de produzir seu próprio alimento, por meio de um processo chamado fotossíntese. Para a fotossíntese ocorrer, é necessária a luz do sol, água e gás carbônico (CO2). Ao final, a planta libera oxigênio (O2), muito importante para a respiração de muitos seres vivos, como os seres humanos e outros animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário